Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes Governador Carlesse deu boas vindas para os participantes da quinta etapa da 27ª edição dos Sertões Governador Carlesse deu boas vindas para os participantes da quinta etapa da 27ª edição dos Sertões

Os participantes da quinta etapa da 27ª edição dos Sertões chegaram nessa quarta-feira, 28, em Porto Nacional, onde receberam as boas vindas do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. A prova mais importante do off-road nacional conta mais de 300 participantes de 21 estados e do Distrito Federal. A próxima etapa será até São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, um percurso de 475 km de muita aventura e belezas naturais.

No estande do Governo do Estado montado no local do evento, o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, conferiram o artesanato exposto aos visitantes e pratos que representam a culinária tocantinense. Também percorreram e conheceram de perto os veículos e as oficinas rápidas, onde são realizados os reparos nos equipamentos para a próxima etapa.

Durante a premiação dos vencedores da quinta etapa o governador recebeu do diretor técnico do Sertões, Marcos Moraes, uma placa de agradecimento pelo apoio dispensado ao evento em território tocantinense.

O governador parabenizou o prefeito pela organização da estrutura para receber o Sertões e ressaltou que só por meio de eventos dessa magnitude será possível divulgar o potencial turístico do Estado e movimentar a economia. "Esse evento movimenta hotéis, restaurantes e serviços e é isso que queremos, que o Tocantins seja visto por todos no mundo todo. Estamos felizes em receber novamente esse evento, que surpreende pela beleza e pela grandeza", elogiou Mauro Carlesse.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, afirmou ser muito bom receber o evento, porque constitui uma vitrine para a cidade e para o Estado.  "Uma oportunidade de mostrar a hospitalidade dos portuenses e as maravilhas do nosso Tocantins.  O Sertões mostra o Tocantins para o Brasil e o mundo e Porto Nacional está inserido nesse contexto".

 Estande

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibilizará um estande nos municípios de Porto Nacional e São Félix do Tocantins, onde serão divulgados os roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato, além da presença da equipe técnica da Agência para realizar pesquisa sobre os impactos econômico e social do Sertões 2019 na região.

- Mauro Carlesse e Joaquim Maia conferiram o artesanato exposto aos visitantes e pratos que representam a culinária tocantinense. (Foto de Tharson Lopes]

Participantes

São cerca de 4,8 mil km de percurso, sendo 2.832 km com terrenos e dificuldades variados. A prova da 27ª edição do Sertões tem 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do maior rally das américas: vencedor geral de carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade. Estão inscritos nas provas 11 estrangeiros e 12 mulheres, com participantes estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e EUA. A largada foi realizada em Campo Grande (MS), com chegada prevista para o dia 1º de setembro, em Aquiraz, no Ceará.

A 27ª edição do Sertões foi projetada no contexto esportivo, social e turístico. O lado competitivo da prova conta desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), dobrou a capacidade de atendimento das populações sertanejas; cidades remotas com população carente. E finalmente a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as expedições Sertões são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.