Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou que o concurso público da Guarda Metropolitana da capital está prestes a ter a empresa responsável pela execução e edital divulgados. “O concurso mais aguardado de Palmas está saindo do forno. Hora de desconectar a Netflix e focar nos estudos, viu?”, escreveu a prefeita.

Sem estipular data definida, a Prefeitura anunciou que o processo está em fase de recebimento de propostas de instituições especializadas na realização de concursos públicos. Até o início de setembro será finalizada essa etapa e, com isso, a Comissão Especial instituída para acompanhamento do certame, terá condições de definir a instituição, de acordo com os princípios da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Aguardado por muitos, o concurso da Guarda foi autorizado ainda no dia 28 de fevereiro deste ano e  deve suprir uma carência de efetivo na corporação cujo primeiro e último concurso foi em 2007. O anúncio da prefeita foi feito horas após o vereador Milton Neris (Progressistas), que de aliado passou a um dos principais opositores de Cinthia na Câmara, cobrar na tribuna da Casa a realização do concurso.

“Há uma grande quantidade de servidores que irão se aposentar pelos próximos anos, o que vira uma preocupação para todos. É preciso aumentar o efetivo do quadro da Guarda Metropolitana”, observou o vereador.

De acordo com a Prefeitura, o certame irá selecionar servidores para o preenchimento de 50 vagas imediatas para o cargo de Guarda Metropolitano - Classe A e mais formação de cadastro de reserva. 

A organização do certame ficou a cargo do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Em resposta a um usuário do Twitter que demonstrou preocupação com a lisura do processo, o instituto informou que assegura “que todo o processo é conduzido com total transparência, isonomia e legalidade, justamente para que não ocorra nenhum tipo de questionamento”.