Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara de Palmas, vereador Lúcio Campelo (PL), protocolou nesta sexta-feira, 30, requerimento para que a CCJR aprove a realização de reunião pública com o intuito de debater a tarifação de energia elétrica vigente.

Lúcio está em movimentação na Casa e busca o apoio de representantes em Brasília/DF, tendo em vista que a Legislação pertinente à demanda é federal. “Vamos buscar apoio da bancada federal para que o assunto seja debatido a nível nacional. Precisamos desse apoio. Nosso intuito é provocar ação da bancada, tendo em vista o alto custo da tarifa. Ninguém tolera mais a carestia da energia elétrica do Tocantins”, afirma o vereador. 

A proposta do vereador é que a reunião aconteça dia 17 de setembro com a presença da população e de autoridades, na Câmara de Palmas. O vereador defende a necessidade de convocar representantes das empresas e órgãos que tratam da energia elétrica da Capital, a exemplo Energisa e Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, para prestar esclarecimentos e informar dados.

Segundo Campelo, o cidadão tem o direito de saber o que vem incidindo em sua tarifa. “A tarifa de energia tem aumentado muito e o cidadão reclama ter dificuldades para pagar. O Estado é rico em fonte de energia e acho injusto termos que pagar alto para ter esse bem essencial. Para se ter uma ideia, o Tocantins possui mais de três hidrelétricas em seu território e apenas a de Lajeado, a UHE Luís Eduardo Magalhães, tem capacidade para mais de 900 MW. Mandamos energia para outros lugares", analisa o vereador.