Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os CAPS gerenciados pelos municípios dispõem de uma equipe multiprofissional adequada aos atendimentos

Os CAPS gerenciados pelos municípios dispõem de uma equipe multiprofissional adequada aos atendimentos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os CAPS gerenciados pelos municípios dispõem de uma equipe multiprofissional adequada aos atendimentos Os CAPS gerenciados pelos municípios dispõem de uma equipe multiprofissional adequada aos atendimentos

Desde 2014, este mês é denominado Setembro Amarelo com o objetivo de despertar a população para a prevenção do suicídio, mal que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualmente mata mais que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer. No Tocantins, foram registradas no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 3.034 lesões autoprovocadas intencionalmente e 301 mortes por suicídio, entre 2016 e o primeiro semestre de 2019.

Dados da própria OMS revelam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, indicando que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas e, segundo a psicóloga Maria de Fátima Silva Vieira, da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é preciso observar a vulnerabilidade emocional das pessoas, principalmente os jovens. “Situações de bullying, emoções mais latentes e a convivência com uma família disfuncional podem agravar os riscos. Então quem está perto precisa observar como esta a aceitação desses jovens e como lidam com suas dificuldades”, explicou, acrescentando que a conversa pode ajudar a identificar uma crise e procurar ajuda.

- Segundo a psicóloga Maria de Fátima, é preciso observar a vulnerabilidade emocional das pessoas

Em todo o Estado, a ajuda pode ser encontrada numa rede de acolhimento, a começar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que ao perceberem alguma alteração, encaminham os pacientes para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ainda para os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), gerenciados pelos municípios, os quais dispõem de uma equipe multiprofissional adequada para os tratamentos. Os Hospitais Regionais de Araguaína e de Palmas também possuem alas psiquiátricas para os casos que necessitam de internação, conforme determina a Política Nacional de Saúde Mental.

O Tocantins conta ainda com a Lei nº 14, de 13 de março de 2019, a qual institui no calendário oficial do Estado a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio, que será realizada na semana do dia 10 de setembro, de cada ano. A lei determina que sejam realizadas atividades no intuito de promover a conscientização social e as diversas formas de prevenção; estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas; difundir os conhecimentos científicos relacionados ao tema, avaliar e aprimorar as políticas públicas direcionadas à promoção da conscientização, prevenção e combate ao suicídio.

Dados

De acordo com o SINAN foram registrados no Tocantins, 912 notificações de violência autoprovocada em 2017; 1.288 em 2018 e 834 até 28 de agosto de 2019. Os dados de suicídios são: 115 ocorrência em 2017, 118 em 2018 e 68 até agosto de 2019.