Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Durante os cinco dias de Festival Gastronômico de Taquaruçu,  entre esta quarta-feira, 4, e o próximo dia 8 de setembro, as equipes de saúde dede Palmas atuarão no evento com ações de promoção à saúde e atendimentos, caso sejam necessários. O Centro de Saúde da Comunidade de Taquaruçu, que já oferece atendimento noturno, estará com uma equipe de plantão, com médico, enfermeiro e técnicos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizará uma ambulância com equipe de socorristas.

Além disso, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realiza ações para garantir a segurança alimentar do público para que possa aproveitar tranquilamente as delícias que serão apresentadas durante o festival. Os trabalhos da equipe da Visa iniciaram antes mesmo do evento começar. “Na primeira frente de trabalho foi realizada uma ação educativa sobre as boas práticas de alimentação em todos os estabelecimentos do distrito de Taquaruçu, notificando aqueles que não estavam de acordo com as normas sanitárias. Na segunda frente de trabalho foi realizada vistoria nos oito estabelecimentos/empreendimentos turísticos que fazem parte da Rota Gastronômica para verificar as condições sanitárias, repassar as orientações necessárias e solicitar o Alvará Sanitário”, explicou a gerente da Visa Municipal, Joselita Monteiro Macedo.

Nos dias de evento, duas equipes de fiscalização atuarão continuamente. “Nos dois primeiros dias será realizada a vistoria em todas as barracas para verificar o cumprimento das normas sanitárias e nos três últimos dias será realizado o monitoramento das barracas, quanto às condições de higienização, respeito às boas práticas na área da alimentação e observação do cumprimento das ações de limpeza para uma boa ambiência dos locais de aglomeração, alimentação e banheiros”, complementa Joselita.

As ações também acontecem na área externa do evento, com o objetivo de coibir produtos impróprios para o consumo e de orientar os comerciantes sobre as regras sanitárias e formas de regularização para exercerem esse comércio nesses locais.