Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Lúcio Campelo explicando o Projeto ao secretário de saúde, Daniel Borini

Lúcio Campelo explicando o Projeto ao secretário de saúde, Daniel Borini Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Lúcio Campelo explicando o Projeto ao secretário de saúde, Daniel Borini Lúcio Campelo explicando o Projeto ao secretário de saúde, Daniel Borini

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e no Tocantins, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram registradas mais de 300 mortes por suicídio entre 2016 e o 1° semestre de 2019. No entendimento do vereador Lúcio Campelo (PL), o poder público tem papel fundamental no apoio social, proporcionando redução de casos.

O vereador considera dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais revelam que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. “Através de ações com foco na saúde mental das pessoas, o poder público tem o poder de reverter, de ajudar, agindo nas escolas, nos eventos, nos bairros, com suporte de profissionais qualificados. É muito importante que o cidadão sinta-se abraçado e que saiba também agir no momento que perceber que um amigo, um irmão, um filho está passando por problemas que afetem o psicológico”, analisa.

Campanha Janeiro Branco

O cuidado com a saúde mental está entre as defesas de Campelo, sendo ele autor de Projeto de Lei aprovado em junho deste ano que institui em Palmas o evento Janeiro Branco- dedicado à realização de campanha para promoção e difusão da saúde mental. “Não podemos tapar os olhos para algo dessa seriedade”, afirma.

A campanha Janeiro Branco deverá ser promovida pela gestão da capital e tem um laço branco como símbolo. A proposta é realizar ações educativas, palestras, seminários e cursos com o objetivo de esclarecer sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprossionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade. “Agora basta a gestão ter boa vontade para colocar o projeto em prática”, frisa o vereador.

Crime

De acordo com o Código Penal (Art.122), induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça, é crime sujeito a reclusão. 

- Lúcio visitou órgãos em janeiro, apresentando a necessidade da campanha Janeiro Branco