Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião sobre uso múltiplo do lago Manuel Alves

Reunião sobre uso múltiplo do lago Manuel Alves Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues Reunião sobre uso múltiplo do lago Manuel Alves Reunião sobre uso múltiplo do lago Manuel Alves

Com o objetivo de discutir a participação do Governo do Tocantins em audiência pública no próximo dia 9, em Dianópolis, reuniram-se na manhã de sexta feira 6, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum acompanhado de sua equipe da Diretoria de Aquicultura da Seagro, o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth),  Marcos Antônio de Sousa e a superintendente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares de Souza. Definir a melhor utilização do lago no distrito Manuel Alves em Dianópolis, tendo a pesca esportiva como uma das atividades foram abordados na reunião.

Para o secretário César Halum a pesca esportiva é propícia para o mercado na região e renda. “A pesca esportiva é uma prática que gera renda para o município atraindo um público que investe na atividade. É um mercado muito bom e o lago do distrito Manuel Alves pode ser muito bem utilizado, além do uso múltiplo das águas que já são utilizadas na irrigação”, destacou o secretário.

De acordo o diretor de Aquicultura Alexandre Godinho, as instituições se unem para definir ações de incentivo ao uso do lago na atividade da pesca esportiva. “A água é um bem público e é permitido o acesso à pesca esportiva, criação de peixe, irrigação, lazer, mergulhar, nadar e outras atividades, dentro de um limite, desde que uma atividade não prejudique a outra, quando elas entram em conflitos é necessário discutir. A audiência pública definirá o múltiplo uso do lago e a Seagro irá fomentar as ações”, explicou o diretor.

A superintendente da Agência da Adetuc, Maria Antônia ressaltou sobre a importância de seguir a legislação quanto os limites de uso do lago. “Precisamos consultar a legislação para verificar a área de segurança e permissão de uso, lembrando que o lago é público, o acesso é público e não pode haver nenhuma dificuldade de acessar o lago, sendo portanto, proibido proibir, desde que estejamos fazendo o uso correto”, afirmou.

Comemoração

Ainda nesta sexta feira, 6, o secretário César Halum participou da 13ª edição do Encontro Tocantinense de Cooperativismo e os 30 anos de história do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) Tocantins. O Evento aconteceu em Palmas, com as presenças do presidente da OCB Tocantins Ricardo Kouri, do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke e o superintendente nacional da OCB Nacional, Renato Nóbile

À tarde, César Halum recebeu a equipe da OCB em seu gabinete em visita de cortesia, juntamente com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) Thiago Dourado. Com a equipe da Diretoria de Agrotecnologia da Seagro, o secretário expôs aos visitantes os programas em execução, como a instalação dos frigoríficos, o programa  Pecuária Familiar e outras ações que contam com o apoio da OBC.