Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) vai marcar presença na audiência pública que se propõe a tratar do uso do lago localizado no Distrito Manuel Alves, em Dianópolis/TO. O evento, que foi proposto pela Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, presidida pela deputada estadual Claudia Lelis e Ricardo Ayres, será realizado nesta segunda-feira, 09, às 19 horas, na Câmara Municipal de Dianópolis. O presidente da Adetuc, Tom Lyra, estará com o Ministro interino do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, além de outros representantes do Governo do Estado, como Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth).

“Acredito que a partir destas discussões será possível encontrar saídas que envolvam exploração comercial do lago, com preservação”, aponta Tom Lyra, enfatizando que a pesca esportiva é uma das atividades em discussão e que tem o aval do governador Mauro Carlesse para seu fortalecimento em território tocantinense.

Parceria

Adetuc e Seagro têm atuado em parceria visando o desenvolvimento da pesca esportiva no Estado. Em julho, a primeira reunião entre as duas pastas tratou do mapeamento das áreas de pesca da bacia Araguaia-Tocantins, com o objetivo de estimular a prática como forma de reduzir a pressão da pesca mantendo a geração de renda da população ribeirinha.

Durante encontro com Tom Lyra, o diretor de Políticas para Aquicultura e Pesca da Seagro, Alexandre Godinho, defendeu o desenvolvimento de um projeto de múltiplo uso no lago Manoel Alves, que não afete a área de plantio irrigado e respeite a legislação. O lago, que recebia pescadores de várias regiões do Tocantins e outros estados, ainda não passou por ordenamento, mas possui grande diversidade de peixes, incluindo o valioso tucunaré azul.