Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Incêndio em área verde próximo à nascente de córrego, aos fundos do Colégio da PM em Palmas (Fotos: Marjorie Santana)

Um incêndio atingiu a mata do Córrego Sussuapara entre o Colégio da Polícia Militar e o Parque dos Povos Indígenas na área norte de Palmas/TO nesta sexta-feira, 6. Os ventos alastraram rapidamente as chamas e também a fumaça que se espalhou por toda região central da cidade.

Muitos moradores da região registraram em fotos e vídeos a destruição causada pelo fogo na área. Além de destruir a vegetação e a fauna da área de proteção ambiental, o fogo também ameaça a nascente do Córrego Sussuapara, que fica poucos metros abaixo do Colégio Militar e é área de proteção ambiental.

No início desta semana um incêndio também destruiu parte da vegetação e fauna de uma extensa área entre o Parque Cesamar e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O problema causou um atrito político entre opositores e a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que chegou a sugerir nas redes sociais que o fogo teria sido um ato criminoso e intencional causado por adversários para gerar desgaste político.

Nesta sexta, até o momento, a gestora não se manifestou sobre o foco de incêndio na área de preservação do Sussuapara.

Expediente

Segundo o Corpo de Bombeiros, outros focos de queimadas florestais atingem também a Serra do Lajeado e Taquaruçu, motivo pelo qual todo o efetivo administrativo de Palmas foi empregado nas frentes de serviços de combate às chamas neste dia.

A corporação emitiu nota informando que, devido ao emprego de todo o efetivo, não haverá expediente no quartel dos bombeiros nesta sexta-feira em Palmas.

Fumaça encobriu parte da cidade e pode ser vista ao longe (Vídeo: Denise Soares)