Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Luciene Lopes

Dentro da programação dos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon Tocantins  em parceria com o consultor financeiro, Reginaldo Pontes, realizaram nesta segunda-feira, 9, atividades com  mais  de 40 idosos, estudantes da Universidade da Maturidade (UMA), em Palmas.

 “Educação Financeira para idosos” foi o tema da palestra ministrada em duas etapas que destacou o combate as fraudes de consignados e a hipervulnerabilidade dos idosos enquanto consumidores. A abertura dirigida pela especialista em direito do consumidor, Liliane Borges, fez um breve relato sobre a origem do CDC e o papel da legislação na vida do consumidor. 

Com uma abordagem interativa que contou com a participação dos estudantes, temas como troca de produto, propaganda enganosa, vícios aparente e oculto dos produtos, prazos de reparação, venda casada, dentre outros assuntos, foram abordados. Para a técnica do Procon, a dinâmica de trabalhar o público idoso com perguntas já elaboradas, permite que até os mais inibidos participem. “Quando oportunizamos a participação desse público nas atividades estamos possibilitando que, além das dúvidas serem sanadas mais facilmente, uma vez que a dinâmica prende a atenção, eles se sentem inseridos no contexto que está sendo trabalhado”, explicou.

Consignados, fraudes e endividamentos

No segundo momento, o consultor financeiro Reginaldo Pontes, falou aos universitários sobre consignados, fraudes e endividamentos. Orientações sobre as taxas de juros dos empréstimos em forma de consignados, as diversas formas de golpes financeiros e os limites de empréstimos foram assuntos que envolveram os participantes, uma vez que a maioria já foi alvo de alguma situação apontada.

Segundo Pontes, os idosos são um público vulnerável ao mercado financeiro, “então as informações trazidas pelo Procon e por nós certamente contribuirão para que eles fiquem mais alerta e conscientes na hora de constituir algum empréstimo ou realizar alguma outra transação financeira. Plantamos a semente de uma forma que eles possam tirar proveito e se cerquem de todos os cuidados”, considerou Pontes.

Direito do consumidor

A universitária Veneci Pereira dos Santos, embora nunca tenha sido vítima de golpe, uma vez que só compra a vista, disse que as palestra foi importante, pois atualmente enfrenta problema com a sua linha telefônica, “As orientações que os palestrantes trouxeram vão me ajudar muito, pois descobri que tenho prazo até outubro para cancelar a linha”, relatou satisfeita.

Ao destacar a importância das informações abordadas durante a palestra, Neuzalina Pantoja Filgueira, 67, contou que já foi vítima do golpe do seguro de vida, mas antes de acionar o Procon resolveram o problema ”O tema abordado hoje tirou muitas dúvidas, quando temos conhecimento tudo fica muito mais fácil”, avaliou.