Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta quarta-feira, 11, uma reunião com os vereadores de Araguaína no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da cidade.

O evento faz parte de um projeto idealizado pela Fieto para aproximar a sociedade e seus diversos representantes com a federação e apresentar as muitas ações desenvolvidas pelo sistema para atender o setor industrial e qualificar a mão-de-obra tocantinense. 

Na reunião, o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, fez uma apresentação detalhada de todo o Sistema Fieto, suas particularidades e seus resultados. Entre eles, um que se destaca é o número de atendimentos. De 2010 até o ano passado, o Senai registrou mais de 190 mil matrículas. No mesmo período, o Sesi contabilizou mais de 2,5 milhões de atendimentos.

“A nossa proposta é identificar as demandas da indústria e fazer essa aproximação com a sociedade, qualificando profissionais no que há de mais moderno no mercado e trabalhando para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, reforçou Roberto Pires. 

Após a apresentação, o presidente da Fieto, a diretora do Senai, Márcia Rodrigues, e o superintendente do Sesi, Charles Elias, levaram os vereadores para visitar os vários laboratórios tecnológicos do Cetec de Araguaína.

“Conhecemos hoje o poder transformador que a Fieto tem na vida de todos que passam por aqui em busca de qualificação. Eu mesmo tenho orgulho de dizer que fui aluno do Senai, que me ajudou a começar minha história profissional”, destacou o presidente da Câmara de Araguaína, Aldair da Costa Sousa, o Gipão. 

Outros vereadores também contaram suas histórias de como o Sistema Fieto impactou suas vidas, sendo eles próprios ou seus familiares alunos do Senai ou do Sesi, como é o caso da vice-presidente da Câmara, Zezé Cardoso, e os vereadores Soldado Alcivan e Professor Delan.

Os vereadores Marcus Marcelo, Divino Bethânia Junior, Israel da Teresina, Geraldo Silva e Wagner Enoque elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da Fieto para o desenvolvimento do Estado.

Ainda participaram da reunião os vereadores Enoque Neto, Leandro Lima e Edmar Leandro. O próximo encontro da Fieto com vereadores deve acontecer em Gurupi.