Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com mais de 70% dos votos válidos, a chapa encabeçada pelo deputado estadual e atual presidente do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT/TO), José Roberto Forzani, ficou na frente no Processo de Eleições Internas (PED) do PT/TO, realizado no domingo, 8, em 84 municípios, e garante o maior número de delegados no 7º Congresso Estadual do partido, que acontece em 21 e 22 de outubro e vai eleger o próximo presidente do PT no Estado. 

“Tivemos um Processo de Eleição Direta aonde elegemos diretórios municipais, presidentes municipais e nossas chapas de delegados estadual e nacional. Vamos em outubro eleger o presidente do nosso partido na etapa estadual e quanto às municipais, que aconteceram no domingo, quero agradecer a cada petista que escolheu entre as duas chapas para a etapa estadual e entre as nove para a nacional”, destacou Zé Roberto, que informou ainda que a eleição aconteceu sem problemas, com organização e transparência. 

A chapa 440 “Por um Partido Socialista e de Luta” teve 2.573 votos, enquanto a segunda colocada, a chapa 480, liderada por Milne Freitas, militante histórico do PT, teve 1.096 votos. Um total de nove chapas concorrem na Etapa Nacional do 7º Congresso do PT e os petistas tocantinenses deram: 1.699 votos para a chapa 250 "Lula Livre - Partido é para todos e todas”, 1.048 para a chapa 280 “Lula Livre Para mudar o Brasil”, 369 para a chapa 220 “Em tempos de guerra, a esperança é vermelha” e 270 votos foram para a chapa 270 “Optei pelo socialismo - Lula Livre!”.  

Entre as chapas da etapa nacional, os petistas do Tocantins ainda confiaram: 60 votos para a chapa 210 “Diálogo e Ação Petista”, 57 votos para a chapa 200 “Lula Livre: Resistência socialista!”, 51 votos para a chapa 270 “OPTEI pelo Socialismo - Lula Livre!”, 25 votos para a chapa 230 “Enfrentar O Retrocesso, defender a democracia e os direitos do povo” e 15 votos para a chapa 260 “Na Luta, ruas e rede #Lulalivre.  

“Este é um momento para também parabenizar a todas e todos petistas pela participação no PED 2019, pois foi uma eleição democrática, organizada e com transparência, que teve a adesão de um grande número de petistas do nosso estado, que se deslocaram de suas casas para contribuir com a democracia interna do seu partido, o que demonstra o fortalecimento das nossas bases, para que tenhamos um partido combativo nas próximas eleições, e assim possamos defender, nas urnas, a democracia de todo nosso país”, disse Zé Roberto. 

Resumo da eleição 

Foram contabilizadas 100% das urnas dos municípios pela Comissão Organizadora Eleitoral (COE), coordenada pela militante petista e atual secretária de Organização do PT/TO, Eutália Barbosa,  e os resultados para o 7º Congresso Estadual e também para o Nacional revelam a presença de 25% do total de filiados no PED 2019 no Tocantins.  

Um total de 3.938 petistas compareceram às urnas no último domingo e deram sua opinião sobre a condução do partido, não só em seus municípios, mas decidiram a linha de condução da política partidária que desejam pelos próximos anos. Um total de 3.669 petistas escolheram uma das duas chapas da Etapa Estadual e outros 269 votaram branco ou nulo, um total de 6% dos votantes.