Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Trabalhadores dos Correios em Palmas após assembleia que deflagrou greve nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Estado do Tocantins (Sintect), estima que pelo menos 30 unidades dos Correios tenham aderido à greve geral da categoria neste primeiro dia de paralisação.

A greve teve início nesta quarta-feira, 11, após assembleias de trabalhadores realizadas em todos os estados. Segundo o diretor jurídico da Federação Interestadual dos Trabalhadores dos Correios (Findect), José Aparecido Rufino, a paralisação dos trabalhadores é por tempo indeterminado. “Nós não queríamos a greve, mas a empresa nos obrigou”, justificou Rufino referindo-se à negativa da empresa em dar continuidade às negociações do acordo coletivo da categoria, encerradas na semana passada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No Tocantins os Correios têm cerca de 700 funcionários, mas o sindicato ainda não tem um número consolidado da quantidade de trabalhadores que aderiram à greve no estado neste primeiro momento. “Ainda estamos conversando com os colegas do interior para alinhar como será o movimento e consolidar estes números”, informou Rufino.

Trabalhadores das unidades de Araguaína e Guaraí também aderiram à greve

A categoria cobra reajuste salarial de acordo com a inflação do último período, que é de 3,43%; além da manutenção dos pais como dependentes no plano de saúde da empresa. Federação e sindicatos também são contra a privatização da empresa pública. Segundo as entidades, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) estaria adotando as medidas de “desmonte para facilitar o processo de privatização”.

A greve da categoria em todo o país é por tempo indeterminado. Por meio de nota os Correios informaram que a diretoria participou de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa.

"No momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população", finaliza a nota. 

Levantamento

Segundo o Correios, levantamento parcial realizado na manhã de hoje, demonstra que 87% do efetivo de empregados está presente e trabalhando no Tocantins. Oito agências de Correios estão fechadas - localizadas nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristalândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono. No restante dos municípios, segundo o Correios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

A empresa informa que já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades e apoio de pessoal administrativo. O horário de atendimento ao público do Centro de Entrega de Encomendas, localizado no edifício-sede dos Correios em Palmas-TO, foi ampliado. A partir de hoje, clientes poderão retirar suas encomendas das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana. (Atualizada às 10h24)