Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva/Governo do Tocantins

Foto: Joatan Silva/Governo do Tocantins

Os dados do 12º Levantamento da Safra 2018/19 de Grãos divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o estado do Tocantins obteve uma produção recorde que ficou na casa dos 4,8 milhões de toneladas, valor 6,2% superior aos 4,5 milhões da safra passada no Estado.

O principal destaque é o milho segunda safra, que teve um crescimento de 55,5% na produção, alcançando 992,7 mil toneladas. A primeira safra tinha apresentado redução de 14,6%, e registrou 200,9 mil toneladas. Na avaliação dos técnicos da Conab, o que ocasionou essa elevação foi a antecipação da colheita da soja, que favoreceu o aproveitamento da janela de plantio da segunda safra e contribui também para o ganho de produtividade. 

O crescimento da produção do cereal ainda compensou a queda registrada na produção de soja, principal cultura semeada no estado, que sofreu uma redução de 5,4% e chegou a 2,9 milhões de toneladas. Na safra passada, embora com uma área menor, a produção de soja havia ultrapassado os 3 milhões de toneladas.

O Boletim de Grãos da Conab traz ainda os números de outros produtos cultivados na região e também dados da safra em todo o país. Clique aqui para acessar o estudo.

Tags: Conab, campo