Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em um café da manhã com a bancada feminina da Câmara dos Deputados, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, recebeu propostas das parlamentares de ações e programas voltados para as mulheres do País. A reunião foi articulada pela deputada federal e líder da bancada feminina, professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO). Temas como programas de acesso ao crédito e a moradia foram destaques na reunião.

A deputada Dorinha afirmou que a parceria com a Caixa tem o objetivo de criar projetos que ajudem a atender demandas da bancada feminina. “Uma das nossas pautas é a dignidade da família e sabemos que hoje muitas mulheres são as principais mantenedoras do lar. Como formuladores de políticas públicas, precisamos olhar para essa realidade e oferecer apoio para que essas mulheres possam criar seus filhos com qualidade de vida. Programas habitacionais e de crédito focado nas mulheres são estratégias fundamentais”, afirmou.

A deputada também destacou que o empoderamento financeiro das mulheres é uma das medidas de combate à violência doméstica. “Nós trabalhamos muito com a importância da independência financeira das mulheres, pois as pesquisas mostram que muitas se sujeitam a relacionamentos abusivos devido à preocupação como o próprio sustento e principalmente, o sustento dos filhos. Incentivar o empreendedorismo feminino e facilitar o acesso ao crédito é também uma forma de combater a violência doméstica”, afirmou.

O presidente Pedro Guimarães afirmou que a Caixa deve anunciar nos próximos meses um novo produto para facilitar o crédito ao microempreendedor, com atenção especial às trabalhadoras informais. “Na semana passada, nós realizamos a primeira reunião nacional de lideranças femininas da Caixa, e devemos promover mais reuniões como essa periodicamente”, citou Guimarães. Na reunião ficou acordo a construção de grupos de trabalho setoriais entre as deputadas e a instituição para dar andamento nas propostas.