Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Philipe Bastos O time 15 a 17 do Colégio Dom Bosco foi um dos que já se classificaram O time 15 a 17 do Colégio Dom Bosco foi um dos que já se classificaram
  • O time do Colégio Santa Cruz ainda mantém a esperança

No segundo dia de competições coletivas na Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude, as equipes tocantinenses seguem na disputa em busca de classificação para a fase nacional da maior competição interescolar do Brasil. Nesta sexta-feira, 13, todas as equipes que compõem a delegação do Tocantins entraram em quadra e conquistaram resultados importantes na competição.

No Handebol feminino, 12 a 14 anos, a equipe do Centro Educacional Frei Antonio conquistou sua segunda vitória seguida e passou para as semifinais da disputa. Em quadra, as meninas acabaram derrotadas pela equipe do Mato Grosso, mas, por uma combinação de resultados, se classificaram na segunda colocação do grupo que ainda contava com Rondônia e Amapá.

“Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas o importante é que conseguimos a classificação e ainda temos chance de classificação para a nacional”, destacou o técnico Vanderlino Santos, o Deinha.

Já no Voleibol, duas equipes também chegaram à fase semifinal dos Jogos. O time feminino 15 a 17 anos do Colégio Dom Bosco um bom jogo contra a equipe de Brasília e avançou na competição. Na categoria masculina, o time 12 a 14 anos do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi, venceu o jogo contra Rondônia e perdeu a partida contra Roraima. Na semifinal, eles enfrentam a equipe do Amazonas.

“Na semifinal encontraremos a equipe do Amazonas, que é uma grande equipe. A expectativa é que a gente possa conseguir a vitória, mas temos a consciência de que temos que fazer um grande jogo. Os meninos têm jogado muito, a equipe toda está se esforçando bastante”, completou o técnico da equipe, Francismar Pinheiro Oliveira.

No Futsal, o time do Colégio Santa Cruz, de Araguaína, aplicou uma sonora goleada na equipe do Amazonas em sua estreia na competição. Com 10 x 02 no placar, a esperança de classificação seguiu forte para o segundo confronto do dia contra o time de Roraima. O novo adversário, no entanto, não facilitou a vida dos tocantinenses e, após empate em 0x0 no tempo regulamentar, a equipe do professor Normando Barbosa Fernandes acabou derrotada nos pênaltis.

“Sabíamos que era um jogo de detalhe. Ainda temos chance de classificação e nossa expectativa é boa, pois temos uma equipe competitiva”, pontuou o técnico.

Ainda no futsal masculino, mas na categoria 12 a 14 anos, os meninos da Escola Estadual Justino de Almeida venceram a segunda partida, contra o Acre, por 4x0, mas, como perderam o primeiro jogo, no período da manhã, ainda precisam de uma combinação de resultados para saber se conseguiram se classificar para a semifinal.

“É muito gratificante poder representar a nossa escola, o nosso Estado. Estamos muito focados na competição e esperamos conseguir nos classificar para a fase semifinal”, destacou o aluno Whitney dos Santos Araújo, um dos destaques da equipe.

No Basquetebol feminino, a equipe 12 a 14 anos do Campus de Palmas do Instituto Federal do Tocantins bateu o time do Amapá por 42 a 22 e ainda está na briga pela classificação, mesmo após a derrota no primeiro dia.

Regional Verde

Realizada neste ano em Palmas, a Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude engloba os estados da Região Norte do Brasil, mais o Distrito Federal e o Mato Grosso. Esta fase da competição é composta somente por equipes das modalidades coletivas que disputam vagas à fase nacional da maior competição escolar do Brasil, que será realizada em novembro, na cidade de Blumenau – SC. Os atletas das modalidades individuais que venceram os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) já estão classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.