Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rogério Ramos

Na noite dessa sexta-feira, dia 13, aconteceu na Praça da Bíblia, no centro de Paraíso do Tocantins, a 1ª noite do II Festival do Chambari, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/ Diretoria de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Sebrae – TO.

O evento teve início às 19h30, com a praça de alimentação lotada, tendo como prato principal o famoso chambari paraisense. O momento inicial contou com a participação do pastor Fernando Queirós, da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira; e o padre Walteir Magalhães da Paróquia São José Operário, que conduziram as bênçãos para o evento.

O público presente também conferiu o espaço denominado Cozinha Show, onde a cozinheira tocantinense Ruth Almeida, vencedora do prêmio Dólmã de Gastronomia e destaque no programa 'Cozinheiros em ação', do canal GNT, acompanhada do chefe de cozinha Davi Valença, apresentou alguns dos pratos que utilizam o chambari.

A cozinheira comentou sobre a importância da realização do festival. “Para mim é um prazer participar do Festival do Chambari e ver o quanto a população está abraçando o evento. Paraíso está de Parabéns por valorizar a gastronomia regional”, destaca.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, esteve presente no primeiro dia do festival e destacou a importância do evento para a cultura, o turismo e economia local. “Esse é um momento muito feliz para a atual gestão e demonstra que estamos no caminho certo. O público compareceu em grande número nessa noite de estreia e temos certeza que também comparecerá nas próximas noites, movimentando nossa economia e valorizando nossa regional”, comemora Celso.

A programação também contou com apresentações de coreografias com alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do grupo de dança Arte e Movimento, da Escola de Artes Cora Coralina.

O encerramento da primeira noite do Festival do Chambari ficou a cargo do cantor Breno Aguiar, que animou o público, com sucessos de seu DVD, intitulado Ponto de Partida, além de sucessos da música sertaneja.

O II Festival do Chambari segue neste sábado com diversas atrações e o grande show do projeto AmazoniCanToria, com a participação dos cantores e compositores Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã.

No domingo, acontecerá o terceiro e último dia do evento, com show musical do cantor Domingos de Assis.