O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), está executando serviços de melhorias em estradas vicinais na área indígena da Ilha do Bananal.
Os trabalhos começaram há 10 dias e devem ser concluídos até o final desta semana. De acordo com o coordenador da Residência Rodoviária da Ageto de Gurupi, Marco Túlio Aires, no local estão sendo realizadas melhorias em cerca de 150 km de estradas vicinais. “Também estamos fazendo a limpeza das aldeias e algumas melhorias em campos de futebol e em outros espaços de convivência coletiva”, explicou.
As intervenções irão beneficiar os moradores das aldeias Macaúba, Santa Izabel, Fontoura e JK. “Nossa intenção é garantir a trafegabilidade das estradas para que a comunidade possa ter mais segurança aos transitar dentro da Ilha”, disse a secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin.
Além desses serviços realizados diretamente pelas equipes da Ageto, a região também está recebendo benfeitorias por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial.
Na Ilha o investimento é de mais de R$ 2,8 milhões. Estão em fase de execução 30,06 quilômetros de melhorias com a viabilização do aumento do greide e a construção de 27 bueiros tubulares. “Isso irá fortalecer o sistema de drenagem e facilitará o escoamento da água evitando o alagamento da estrada”, finalizou o coordenador Marco Túlio Aires.
A previsão é de que os serviços executados por meio do PDRIS sejam concluídos ainda este ano.