Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicas inovadoras no manejo reprodutivo de bovinos têm atraído a atenção de pecuaristas a fim de aumentar a produtividade em suas propriedades. Os programas de melhoramento genético se destacam principalmente por garantir a qualidade no desenvolvimento do rebanho. Uma dessas tecnologias, a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), será abordada durante o 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO) que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas.

A IATF é um programa reprodutivo que possibilita a inseminação bovina em uma grande quantidade de vacas em um curto espaço de tempo, reduzindo o intervalo entre partos e acelerando o melhoramento genético dos animais. Critérios como a estrutura da propriedade, mão de obra, escolha dos animais, a nutrição e o sêmen de boa qualidade são fatores determinantes para o sucesso e geração de lucro na reprodução bovina.

O médico veterinário da Clivar Reprodução, Lucas Peres, explica a importância do método para o segmento. “O mercado de qualidade de carne no Tocantins está se tornando extremamente exigente. Hoje os programas de bonificações só pagam mediante alguns quesitos, como idade ao abate, acabamento e raça bovina. Somente com uso dos programas de IATF e melhoramento genético é possível produzir esse tipo de carcaça, que o mercado gourmet está procurando”, argumenta.

No Tocantins

No Tocantins, segundo dados de campo realizado pelo Clivar Reprodução Bovina, a fazenda Encontro da Natureza, localizada em Silvanópolis, na estação de monta de 2017 e 2018 alcançou uma taxa superior a 59% na primeira IATF, com mais de 3 mil fêmeas bovinas, com uma única inseminação. De acordo com o professor Pietro Baruselli (USP-São Paulo), a cada R$ 1 investido nessa tecnologia gera R$ 4,50 de retorno para a cadeia de produção de carne e de leite no Brasil.

SRB/TO

O SRB/TO acontece a cada dois anos. Em 2019, traz o tema “Desdobramentos para sanidade e reprodução com maior produtividade”. O evento é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e recebe o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

A expectativa é que neste ano 400 participantes compareçam no evento. Em sua 4ª edição, em 2017, o Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO) contou com a participação de 350 pessoas entre técnicos, produtores, pesquisadores e estudantes.

Confira a programação e faça sua inscrição! As vendas para o segundo lote já estão disponíveis. 

Clique aqui.