Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Milton Neris no aterro sanitário de Palmas; denúncias de falta de licença e trabalho sem insalubridade

Milton Neris no aterro sanitário de Palmas; denúncias de falta de licença e trabalho sem insalubridade Foto: Reprodução/ Instagram

Foto: Reprodução/ Instagram Milton Neris no aterro sanitário de Palmas; denúncias de falta de licença e trabalho sem insalubridade Milton Neris no aterro sanitário de Palmas; denúncias de falta de licença e trabalho sem insalubridade

Não é de agora que o clima pré-eleitoral que antecede o ano de 2020 causa estranhamentos entre os vereadores da Câmara Municipal de Palmas e dominado os debates entre os parlamentares.

A base aliada da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) diminuiu, com a saída de parlamentares como Milton Neris (PP), que recentemente tornou pública sua insatisfação com a gestora. Desde então, a cada sessão o vereador tem levantado a voz para atacar a gestão da prefeita.

Entre as polêmicas mais recentes levantadas por Neris estão as queimadas urbanas registradas nos últimos dias na capital – o vereador criticou duramente a gestão pela falta de brigadistas para combater o fogo; e agora também denúncias de possíveis irregularidades no aterro sanitário de Palmas.

O vereador, que diz ter recebido denúncias, foi até o local e gravou um vídeo no qual diz que o aterro funciona sem licença de operação, e com 16 servidores trabalhando sem o recebimento de insalubridade. “Desde 2017 estamos pagando mais de R$ 1 milhão em multas, porque a prefeitura não cumpriu todas as condicionantes dadas pela justiça. E a prefeitura insiste em pagar as multas e não solucionar os problemas detectados”, denunciou.

O vereador não apresentou nenhum documento para comprovar o que diz. Ainda assim, disse que, segundo ele, não estaria fiscalizando como deveria.

Os colegas de parlamento que são aliados à prefeita, como de costume, não deixaram as denúncias de Neris sem resposta. A líder de governo, Laudecy Coimbra (SD) defendeu a gestão. ”O aterro é gerenciado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, e quem faz a fiscalização é a Fundação Municipal de Meio Ambiente. E a licença ambiental do aterro de Palmas está válida até setembro de 2021, portanto a informação do vereador [Neris] não é verdadeira”, defendeu a vereadora que  logo em seguida atacou, “antes o vereador subia na tribuna para dizer que Cinthia é a melhor prefeita que Palmas já teve. O que foi que mudou?”, questionou Coimbra.

Lúcio Campelo (PR) também defendeu a prefeita e criticou a postura de Milton Neris. “Nos últimos 30 dias o comportamento do nobre vereador mudou da água para o vinho. Eu vi por várias vezes nesta tribuna o nosso amigo criticar o ex-prefeito Carlos Amastha e enaltecer a prefeita Cinthia.”, disse Campelo, que também a gestora assumiu a administração com um buraco de quase R$ 150 milhões de reais. “A prefeita vem fazendo gestão enfrentando uma série de dificuldades financeiras e orçamentárias”, completou.