Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Miracema do Tocantins (HRM) realizou nesta última quarta-feira, dia 18, a primeira nefrostomia percutânea guiada por ultrassom, uma cirurgia urológica. A novidade foi efetivada pelos esforços da gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), direção da unidade hospitalar e comprometimento da equipe multiprofissional local.

Moradora de Rio Sono, Deusiana A. da S., de 39 anos, foi a paciente acolhida e se disse muito feliz com o atendimento. “Graças a Deus deu tudo certo e fiz a cirurgia, sei que sou a primeira paciente, mas ainda tem muita gente que precisa e desejo que consigam realizar também. Deus abençoe toda equipe que me atendeu e que o Estado esteja sempre atento ao abastecimento dos hospitais, que isso faz a diferença”, declarou.

Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “A participação, com o apoio expressivo da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP), ao lado do secretário Dr. Edgar que não mede esforço para disponibilizar suporte necessário para a efetivação dessas ações, com a viabilização de uma farmácia e almoxarifado abastecido fez toda diferença em nossa unidade”, declarou, acrescentando que “a direção geral está empenhada em tornar o hospital de Miracema um centro de cirurgias eletivas”.

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.

O procedimento

Segundo o urologista Danilo Maranhão, “o procedimento é a colocação de um cateter diretamente no rim para drenar a urina, uma derivação do trato urinário superior, indicada para pacientes com obstrução ureteral bilateral, ou unilateral em rim único”, afirmou.