Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O final de semana foi de muito trabalho nas unidades hospitalares do Estado. Na região norte, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi realizado o 2º mutirão de atendimento ambulatorial em otorrinolaringologia, com 160 pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação (SES/TO). Na região central, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins realizou mais cirurgias eletivas, 11 procedimentos de otorrinolaringologia e o Hospital Regional de Miracema realizou seis grandes cirurgias de colecistectomia e hernioplastia. O Governo do Estado já realizou, este ano, 4.897 cirurgias eletivas. 

O diretor geral do HRA, Vânio Rodrigues, informou que foram utilizados quatro especialistas e uma equipe multiprofissional do Hospital durante o mutirão. “A ação visa dar uma maior resolutividade aos atendimentos  dessa especialidade e oportunizar um tratamento célere aos usuários do Sistema Único de Saúde, agradecemos o empenho dos profissionais Dra. Fabrycia Jorge Cruz (coordenadora da especialidade), Dr. Daniel Braz Nunes Azevedo, Dra. Andreza Andreatta de Castro e Dr. Alarico Nunes Azevedo Filho”, disse.

Lilian Kellen, mãe do Kleberson Marques Damasceno, 10 anos, moradores de Nova Olinda foi realizar a segunda consulta da criança dando continuidade ao tratamento de adenoide iniciado no 1º mutirão em outubro. “O atendimento realizado aqui é muito bom, e vamos agilizar a cirurgia que ele precisa”, disse Lilian.

Para a diretora geral do Hospital Regional de Miracema, Penha Bandeira, “o mês de novembro foi muito produtivo, com um centro cirúrgico funcionando a todo vapor. Só pelo Opera, realizamos 50 cirurgias, o que demonstra o comprometimento de nossa equipe e o apoio total da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que manteve nossa Unidade abastecida de medicamentos e insumos necessários”, destacou.

O mesmo compromisso está sendo empenhado em Paraíso do Tocantins, segundo a diretora geral do Hospital Regional, Leiliane Alves da Silva, finalizamos novembro com saldo positivo, “realizamos mais de 120 cirurgias eletivas somadas a rotina e o Programa Opera TO, um avanço da Gestão e a articulação das nossas equipes têm amenizado o tempo de espera da população por estes procedimentos cirúrgicos”, enfatizou Leiliane.