Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Demência de Alzheimer a Associação Brasileira de Alzheimer no Tocantins (Abraz/TO), irá realizar nesse sábado (21), a partir das 14h, no Capim Dourado Shopping, um evento com especialistas com o tema “Vamos conversar sobre demência?".  A data é utilizada para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico.

A demência de Alzheimer (DA) é a mais prevalente no mundo, cerca de 50-70% de todos os casos de demência. A idade é o maior fator de risco e com o envelhecimento da população mundial as projeções apontam para uma epidemia global. Dados da Associação Internacional de Alzheimer mostram que, atualmente, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo possuem DA, surgindo a cada ano 10 milhões de novos casos.

O presidente da Abraz seccional Tocantins, professor doutor Luiz Sinésio Neto, ressalta que atividades como essas são voltadas não só para os indivíduos com Alzheimer, mas também para os cuidadores e familiares. “Nós fazemos uma abordagem multidisciplinar e convidamos a sociedade a debater esse assunto, pois é por meio do conhecimento que iremos melhorar a vida dessas pessoas”, disse Neto.

ABRAZ Tocantins

A Abraz/TO funciona no prédio da Universidade da Maturidade (UMA) – campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares, além de  orientar as pessoas com Alzheimer e familiares por meio de reuniões com grupos de apoio e estudar o tema para auxiliar o poder público nas ações relativas à demência.