A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), inicia uma nova fase de sua expansão internacional com a implantação de um polo em Soure, Portugal. A parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) possibilitará o início das atividades a partir de janeiro de 2025, beneficiando inicialmente 100 participantes.
O presidente da Anges, Ricardo Pocinho, destaca a relevância do projeto para a região de Soure, no distrito de Coimbra, que se caracteriza por uma população envelhecida. “Naquele território, não existe nada parecido. O objetivo é implementar o projeto em todo o país no menor período de tempo”, afirmou.
O coordenador da Uma, Dr. Luiz Sinésio Neto, celebrou a inauguração do polo em Portugal como um marco na internacionalização da Universidade da Maturidade. “A Uma nasceu para ser um agente de transformação social, valorizando os saberes das pessoas idosas e promovendo um envelhecimento ativo. Ver essa tecnologia social sendo levada a outros países, como Portugal, é motivo de muito orgulho e comprova o impacto positivo do projeto”, afirmou.
O polo da Uma em Portugal oferecerá atividades três vezes por semana, conduzidas por um psicólogo, um educador físico e um gerontólogo, além de aulas, neste primeiro momento, virtuais, com professores que atuam nos polos do Brasil.
Além das atividades regulares, o polo de Soure terá um hub criativo para fomentar as potencialidades dos participantes. Atividades como costura e carpintaria serão incentivadas. O projeto também propõe a criação de espaços intergeracionais para preservar tradições e promover encontros entre gerações.