Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Sebrae, Governo do Tocantins, Ministério do Turismo e municípios do Sudeste, debateram nesta sexta-feira, 20, no Fórum - Efeitos do Turismo no Desenvolvimento Regional - Serras Gerais, com o objetivo de promover e nortear ações e projetos que vão direcionar o desenvolvimento turístico na maior cadeia de serras do Brasil.

O evento aconteceu na Escola Agrícola de Natividade, e contou com a presença da diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, representantes do governo do estado, chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Filho, prefeitos, secretários e representantes das cidades de Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Rio da Conceição, Dianópolis, Arraias, Almas, Lavandeira, Peixe e Pindorama.

O Fórum trouxe debate e discussões sobre as demandas do turismo nas Serras Gerais, que é o novo cartão postal do Tocantins. Em mesa redonda os representantes do Sebrae, MTur, municípios e associações, apresentaram três eixos que vão nortear as ações de fomento na região: o turismo como fator de desenvolvimento regional, o associativo e o cooperativismo como agentes de desenvolvimento e oportunidades de crédito e financiamento para o turismo.

O prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira, participou do evento e destacou as potencialidades da região Sudeste. “As Serras Gerais é um patrimônio turístico de todos. A união dos municípios por meio de parcerias, vai fomentar e desenvolver a região, que já é conhecida por sua riqueza natural. Temos potencial, temos logística. Agora vamos mostrar nossa cara para o mundo”, disse.

O chefe de gabinete do MTur, falou sobre os projetos para a região. “A Presidência da República, por meio do MTur tem cinco regiões prioritárias para investimentos no turismo no país. O Tocantins faz parte deste cenário com o Jalapão e agora com as Serras Gerais. Somos parceiros e vamos continuar implantando políticas de desenvolvimento nesta área”, frisou Hercy Filho, afirmando que durante a 47ª ABAV - Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que acontecerá em São Paulo (SP), entre os próximos dias 25 a 27, vai apresentar o conjunto Serras Gerais à CVC Brasil e Operadora de Viagens. “Nosso objetivo é que as Serras Gerais passe a integrar os produtos e pacotes da CVC que é uma das maiores empresas que comercializa o turismo nacional e internacional”, destacou.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, o Fórum trouxe a proposta de orientação técnica e produção de conhecimento aos pequenos negócios, entidades do poder público e instituições do trade turístico, além de alinhar as iniciativas nas perspectivas de ações as políticas de desenvolvimentos. “Nosso objetivo é fazer das Serras Gerais o novo roteiro do turismo do país e também internacional. O Sebrae quer possibilitar os caminhos, tanto para a comunidade quanto para o empreendedor e empresas voltadas para o turismo. Vamos fomentar a região e torna-la rota internacional, assim como foi com o Jalapão”, disse.

Realizado pelo Sebrae, o Fórum teve a parceria do Ministério do turismo; Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Agência de Fomento do Estado; Prefeitura Municipal de Natividade; Associação tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).