Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês que aborda em âmbito nacional o combate e prevenção ao suicídio, o vereador Rogério Freitas (MDB) solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Palmas/TO para discutir e debater sobre o tema. A reunião acontece nesta terça, 24, às 14h na Casa de Leis da capital.

Conforme o parlamentar, o objetivo da audiência é levar ao conhecimento da sociedade todas as questões essenciais ao tema em apreço. “É preciso escutar e levar em consideração as opiniões dos diversos atores sociais interessados ao tema”, observou o vereador.

No Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, relativos a 2016, mais de 11 mil pessoas tiram a própria vida anualmente, o que é considerado uma questão de saúde pública para o parlamentar. “O suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil. Por isso, é importante desenvolver programas para o atendimento às pessoas em quadros depressivos, como forma de minimizar esses índices”, sugere o emedebista.

Para Freitas é importante a discussão do tema com órgãos e profissionais responsáveis pela saúde, além da população em geral, a qual acompanha tristes casos. "Toda a comunidade está convidada".

Foram convidados a participarem da sessão a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Copo de bombeiros, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Delegacia de Homicídio, Igrejas evangélicas e Católica, Instituições Espíritas, Concelhos de Psicologia e Psiquiatria do Tocantins e Órgãos envolvidos ao tema como Faculdades particulares e Públicas. (Assessoria de Imprensa)