Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões

Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões Foto: Daniel Vorley/Abav/Arquivo

Foto: Daniel Vorley/Abav/Arquivo Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões

As belezas dos atrativos naturais, a rica gastronomia e a cultura do distrito de Taquaruçu estão sendo apresentados durante a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e o 52º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 25 a 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A equipe técnica da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Sebrae Tocantins e empreendedores atendidos pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu divulgam o destino turístico de Taquaruçu no evento.

Segundo os organizadores, a Abav é considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil e reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística. O público do evento é formado por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, além de gestores de viagens corporativas, operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor. Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões.

A diretora de Estruturação Turística da Agtur, Ana Rúbia Macedo, explica que esta é a primeira experiência dos empreendedores em uma feira de grande porte. “Em várias etapas do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, nós preparamos os empreendedores para comercializarem seus produtos e serviços, e esta é sem dúvida uma grande oportunidade que eles terão para divulgar e comercializar o Destino Taquaruçu”, explicou a diretora.

Para a analista técnica do Sebrae, Ana Flávia, “essa ação consolida o processo de estruturação do Destino. Empresários capacitados, orientados, roteiros formatados estão prontos para as negociações”.

A caravana tocantinense é composta por 12 empreendimentos, principalmente agências de viagens, pousadas e atrativos turísticos. São eles: Taquaruçutur Turismo, Brutus do Norte – Turismo e ExperiênciaGood Vibes Ecoturismo, Holyday no Jalapão, Agência de viagens Oca do Vento, Off Turismo, Terra do Sol Ecoturismo, Atrativo Pote de Ouro, Agência de Viagens Café da Mata, Pousada Oriental, Pousada Aldeia da Serra e Atrativo Vai Quem Quer.  

Projeto

O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.

Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.