Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes Estrutura do palco já está sendo montada na Praça dos Girassóis para as grandes atrações do evento Estrutura do palco já está sendo montada na Praça dos Girassóis para as grandes atrações do evento

Com a aproximação do aniversário do Tocantins, no dia 5 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), já começou a montar a estrutura do palco na Praça dos Girassóis, para comemorar junto com toda a população a data que marca a criação do Tocantins, resultado de uma luta secular. O evento contará com as mais diversas programações nacionais e regionais e uma estrutura que possa atender a todos com segurança e qualidade. 

“O Tocantins é um estado novo, criado após muita luta de um povo que sabia que esta terra seria de vitória, crescimento e desenvolvimento. O Governo entende, atende e resgata o sentimento de amor pelo Tocantins que cada cidadão tem, e valoriza a necessidade de celebrar essa conquista mostrando o que este Estado tem de melhor, que é o seu povo, a sua cultura e suas riquezas naturais”, ressalta o governador Mauro Carlesse.

O palco receberá atrações regionais e nacionais que serão confirmadas ainda no decorrer desta semana. Toda programação iniciará às 19 horas deste sábado, 5, em Palmas, na Praça dos Girassóis, com barracas de comidas típicas e exposição do artesanato das diversas regiões do Tocantins. Algumas cidades também seguem com uma programação direcionada para as crianças, que começam agora a entender como foi a luta para que o Tocantins fosse o seu lar. 

Ainda no mês de outubro, o Governo do Estado apresentará oficialmente para a população o Programa Pátria Amada Mirim, que tem a meta de atender 25 mil crianças e jovens, implementando ações educativas ambientais para a conservação dos recursos naturais que o Tocantins têm em abundância, mas que precisam de manejo adequado, visando o atendimento às gerações futuras 

O Governo do Estado também prepara para este mês a retomada de várias obras, o início de novas construções e também a realização da tradicional Meia Maratona do Tocantins, que neste ano terá um novo formato e um novo trajeto e ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro.