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Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

No Tocantins, cerca de 9.180 estudantes estão aptos para fazerem a prova da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que será realizada neste sábado, 28, às 14h30, horário de Brasília/DF. Os estudantes devem ficar atentos e conferirem os locais de provas com antecedência. Haverá polos da Obmep em todos os municípios do Estado.

Neste ano, participarão da 2ª fase da olimpíada 949.226 alunos (898.263 de escolas públicas e 50.963 de escolas privadas) de 50.663 unidades de ensino (45.036 públicas e 5.627 privadas).

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador regional da Obmep, no polo de  Araguaína, recomenda aos estudantes que compareçam, aos locais de provas, com pelo menos 30 minutos de antecedência e é necessário levar um documento de identificação original, como a Certidão de Nascimento, a Carteira de Identidade e levar lápis, caneta esferográfica azul ou preta e borracha.

A segunda etapa da Obmep corresponde a uma prova discursiva, de caráter classificatório, composta por seis questões, valendo 20 pontos cada uma. As provas serão aplicadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em centros organizados nos espaços cedidos pelas escolas participantes.

Os locais das provas estão disponíveis no site www.obmep.org.br.

Premiação

A Comissão Organizadora da Obmep concederá aos alunos participantes um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

Neste ano, foram registradas a participação 54.831 escolas, e a 1ª fase contou com 18.158.775 estudantes inscritos.

No ano passado, o Tocantins obteve uma medalha de ouro, oito de prata, 65 de bronze e 274 menção honrosa.

A Obmep é um projeto nacional, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira da Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).