Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dirceu Leno

Foto: Dirceu Leno

O deputado estadual Fabion Gomes (PL) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 8, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, para tratar da construção da nova Cadeia Pública da cidade de Augustinópolis. Também estiveram presentes no encontro os deputados Amélio Cayres (SD), Eduardo Siqueira Campos (DEM) e Jair Farias (MDB).

A pauta da reunião teve como objetivo reunir e pedir o apoio dos representantes da região do Bico do Papagaio, na Assembleia Legislativa, para a construção da obra. O prédio será construído com os recursos provenientes das emendas parlamentares destinadas pelos deputados e com contrapartida do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

O valor da obra ficou orçado em R$ 500 mil. Cada parlamentar se colocou à disposição para alocar R$ 100 mil reais. As emendas serão direcionadas para a Prefeitura Municipal, a qual ficará responsável pela construção do empreendimento. Para a construção da obra, será utilizada a mão de obra dos próprios detentos de Augustinópolis. Caso haja necessidade, serão mobilizados os presos de Tocantinópolis.

Durante a reunião, o presidente do Tribunal de Justiça apresentou a planta do projeto para os parlamentares, afirmando que já possui o local a ser edificada a nova cadeia, no entanto, ainda precisa ser feito um aterro para melhor condicionamento e compactação do solo.

“Nossa intenção é elevar o Fórum de Augustinópolis para a 3ª Comarca. Durante audiência pública realizada no município, constatamos que esse é um desejo da própria comunidade, portanto, iremos encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para aprovação dos parlamentares”, afirmou o desembargador.

Para o deputado Fabion Gomes, as novas instalações da Cadeia Pública de Augustinópolis permitirá maior acolhimento de detentos o que irá desafogar outras unidades prisionais da região. “Essa será conquista muito importante para o município e para a região do Bico do Papagaio, afinal, trata-se de uma reivindicação da própria comunidade. Como representante do Bico do Papagaio, irei trabalhar para que as emendas sejam viabilizadas. Sabemos do comprometimento da atual presidência em permitir que os municípios possam dar maior fluidez aos tramites judiciários. Nossa esperança é que, a obra possa sair do papal o quanto antes, bem como seja feita a elevação da Comarca de Augustinópolis”, disse o deputado o parlamentar.