Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) informa que ontem o serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor, publicou em seu site a reabilitação da Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi/TO (COOPERFRIGU) que, a partir desta sexta-feira, 11, já poderá exportar carnes para a Rússia. 

Situada na região do Sul do Tocantins e com capacidade de abate de aproximadamente 820 animais/dia, a Cooperfrigu já exporta cerca de 30% de sua produção. 

Embargos

Moscou impôs um embargo às carnes bovina e suína do Brasil no fim de 2017, alegando a presença do aditivo ractopamina, um estimulante de crescimento proibido por lá, em alguns lotes destes produtos. As restrições começaram a ser retiradas em novembro de 2018, mas até agora apenas cinco empresas de bovinos foram autorizadas a vender para o mercado russo, o qual já foi o maior importador do produto brasileiro. 

De janeiro a setembro, a Rússia importou somente 51.839 toneladas do produto, quando suas médias históricas variavam acima de 150 mil toneladas nos últimos anos.