Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com o intuito de elaborar o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Palmas, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins, dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, realizarão mais uma oficina participativa de elaboração do documento. O evento acontecerá na segunda, 14, às 19 horas, e na terça, 15, das 8h30 às 18 horas, na sede do Conselho Deliberativo do Sebrae, na ACNE 11 (104 Norte), lote 31.

O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor no Município, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um documento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a direcionar os investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado.

Trata-se da segunda etapa da construção do documento, que deverá ser elaborado de forma participativa com os atores da cadeia de turismo de Palmas, devendo ser validado pelo Conselho Municipal de Turismo. Além do planejamento participativo, os demais princípios metodológicos que norteiam o trabalho são: planejamento estratégico voltado ao mercado turístico, desenvolvimento sustentável e planejamento integrado.

O público-alvo do processo de planejamento da atividade turística no município de Palmas são os representantes de entidades do trade turístico, do setor público, iniciativa privada e terceiro setor, havendo um equilíbrio entre as forças envolvidas na atividade turística, a fim de elaborar o documento técnico e eficiente.