Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

Em Palmas, os centros de Saúde da comunidade seguem intensificando as ações voltadas à prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero. Nesta semana, tem programação do Outubro Rosa, de Norte a Sul da cidade. Os CSCs aproveitam também para incentivar a realização de testes rápidos para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o uso do preservativo, uma vez que o mês também é dedicado ao combate à sífilis.

“Outubro é o mês em que toda a rede intensifica as ações de prevenção e promoção à saúde da mulher com foco no câncer de mama e colo uterino, que são os que mais acometem as mulheres no nosso País. Prevenir é sempre o melhor caminho e a rede tem profissionais aptos para dar toda orientação às mulheres, examinar e fazer os encaminhamentos necessários”, pondera a superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Gilian Cristina Barbosa.

Nesta terça-feira, 15, no CSC Walterly Wagner, em Taquaruçu Grande, acontece o Dia D do Outubro Rosa onde as equipes de saúde da família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) farão atendimentos à comunidade. Serão ofertados serviços de coleta do exame preventivo ao câncer de colo de útero (PCCU), pedido de mamografia, testes rápidos e palestras sobre planejamento familiar. Ao longo do mês, as equipes também estão realizando programações nos demais pontos de atendimento: Jaú, Coqueirinho e Vão de Lajeado e Leão de Judá.

Região Sul

Na quarta, 16, o CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) também realiza, no período da manhã e da tarde, o Dia D do Outubro Rosa com palestras sobre cânceres de mama, de colo uterino e boca, infecções sexualmente transmissíveis com enfoque na sífilis, e alimentação da mulher; além de coletas de preventivo, testagem rápida, solicitações de mamografias e ultrassonografias, atualização da caderneta de vacina.

Também na quarta, 16, o CSC Liberdade (Jardim Aureny III) realiza palestra sobre cânceres de mama e de colo uterino em parceria com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. E na sexta, 18, manhã e tarde, acontecem as coletas de exame preventivo.

Na quinta, 17, pela manhã, o CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV) também tem Dia D com coleta de exame preventivo, roda de conversa sobre câncer, testemunho de uma paciente que tratou câncer de mama, e arrecadação de lenços para doar às pacientes com câncer.

Vale lembrar que no CSC Jardim Aureny II, os exames preventivos são ofertados todas às quartas pela manhã e todas as quintas à tarde.

Região Centro Sul

Na região Centro Sul, o CSC da Arse 82 (806 Sul) oferta na quinta, 17, durante todo o dia, coleta de exame preventivo, testes rápidos para ISTs, solicitação de mamografia, e orientações na sala de espera.

Já o CSC Valéria Martins, localizado na Arse 122 (1206 Sul), sexta-feira, 18, terá atendimento noturno às mulheres, das 18 às 22 horas, com coletas de exame preventivo, solicitações de mamografia, teste rápido ISTs, auriculoterapia, benefícios da aromoterapia e orientações com foco da prevenção e promoção à saúde.

Região Norte

Na região Norte, o CSC Arno 42 (405 Norte) realiza pela manhã, palestra sobre câncer de mama e coleta de preventivo.

Já o CSC da Arno 61 (503 Norte) tem orientação sobre câncer de mama na sala de espera, coleta de preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografia, sempre às terças, quintas e sextas pela manhã, e na quarta de manhã e à tarde.

Ainda na região Norte, o CSC da Arno 71 (603 Norte), todas as quintas, manhã e tarde, oferta coleta de preventivo e realiza solicitação de mamografia e testes rápidos para ISTs.