Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

Em seu discurso, na abertura do Simpósio para o Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins, realizado nesta quinta, 17, em Palmas, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum destacou as principais ações para o desenvolvimento da piscicultura, potencial de produção, investimentos e tecnologias. “Temos que nos organizar e investir nos projetos de criação de peixe para alcançarmos alta produtividade, pois o Tocantins tem potencial para se tornar o maior produtor, sendo uma referência no País. Em 2018 tivemos uma produção de 14,3 mil toneladas de peixe, em 2019 deve fechar em torno de 40% a mais”, ressaltou.

O secretário fez uma apresentação das potencialidades para o crescimento da piscicultura no Estado. “O Tocantins tem uma capacidade total de 206 mil hectares de lâmina de água e, 25 mil direcionados à produção de peixe em viveiros escavados e tanques-redes, possibilitando uma produção de 600 mil toneladas de peixe por ano”, disse lembrando que o governo do Estado aguarda aprovação de projeto de investimento pelo Banco da Amazônia no valor de R$ 200 milhões para financiamentos na piscicultura tocantinense.

O palestrante André Camargo da empresa Escama Forte, fez explanação sobre o mercado da Aquicultura nacional, desafios e tendências, explicando que o produtor, em primeiro lugar, deve fazer uma projeção de mercado para vender seu produto. “O Tocantins possui todas as condições, tanto para a criação do peixe, como para a comercialização, sendo uma porta aberta para investimentos nesta atividade econômica”, manifestou.

Produtor

O produtor Luiz Gonzaga, do Parque Sucupira, município de Palmas disse que a criação de peixe é uma atividade que a Associação de produtores apostou por ser lucrativa. “A expectativa é muito grande para a produção de peixe, pois é um mercado aberto, principalmente para a criação da tilápia, em 60 dias já mostra resultado satisfatório”, disse.  

Continuação

O simpósio continua nesta sexta-feira, 18, encerra no sábado, 19, no Dia de Campo na área de piscicultura da Unicatólica.