Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Policiais Civis da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Contra Concessionárias de Serviços Públicos (DRCSP), comandados pelo delegado Elírio Putton Júnior efetuaram, na manhã desta segunda-feira, 21, na quadra 404, sul em Palmas, a prisão de um indivíduo de iniciais P.H.C.L, pelo crime de furto de energia elétrica.

De acordo com o delegado Elírio Putton, a ação que resultou na prisão de P.H.CL foi deflagrada depois que os policiais civis da Derfae, juntamente com técnicos da Energisa, constataram que na residência do indivíduo havia uma ligação clandestina sem medição, que era acionada através de disjuntores. Por meio do dispositivo, o investigado podia manipular quando a energia utilizada em sua casa era medida ou não.

Ainda segundo o delegado, o crime estava sendo praticado em uma casa de alto padrão, com quatro aparelhos de ar-condicionado, bem como diversos outros equipamentos, sendo que a fatura de energia sempre vinha com um valor muito baixo, incompatível com o consumo verificado. Desse modo, uma equipe do Instituto de Criminalística, órgão vinculada a Polícia Científica, compareceu até o local e constatou a fraude.

Diante das evidências, o proprietário do imóvel foi conduzido até a sede da DRCSP, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica. No entanto, P.H.C.L recolheu aos cofres públicos, a quantia arbitrada como fiança pela autoridade policial e, dessa maneira, obteve o direito de responder ao devido processo legal em liberdade, conforme determina a legislação penal vigente.

A Polícia Civil alerta à população em geral que o prejuízo financeiro resultante desse tipo de crime não é arcado somente pela companhia de energia elétrica, mas esse custo é repassado para todo cidadão que paga energia elétrica. Além disso, é grande o risco de acidentes fatais que são causados por essas ligações clandestinas.