Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O número de empresas aumentou no Tocantins, passando de 25.346 para 25.726 no ano de 2017, segundo levantamento do IBGE. O tipo de atividade econômica que mais se destacou no Estado naquele ano foi o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 13.162 unidades locais ativas. Este também foi o setor que mais empregou, porém, não foi o que melhor remunerou. Estes são alguns dados do estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2017 divulgados na última quinta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A taxa de sobrevivência das empresas ativas no Tocantins foi de 81,6% em 2017, o que representa 20.990 empresas. Já a taxa de entrada ficou em 18,8% (4.736) e a de saída, 16,9% (4.353). Com isso, o saldo de empresas foi positivo (mais 383). 

Analisando a série histórica da pesquisa, apesar de o Tocantins registrar algumas quedas nos anos de 2014 e 2016 (o que representa fechamento de empresas), os dados de 2017 apontaram não só uma recuperação, como o melhor momento do período investigado, destaca o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE/TO, Paulo Ricardo Amaral. “Em termos de unidades locais, o Estado nunca teve uma situação tão positiva quanto agora”, ressalta. 

Atividade econômica

O segmento da economia tocantinense que mais se destacou em números absolutos no Tocantins foi o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (13.162), seguido pelas indústrias de transformação (1.462), alojamento e alimentação (1.424) e construção (1.299). 

Já a atividade econômica com maior número de pessoas contratadas também era o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. “Entretanto, não era o que melhor remunerava”, pondera o supervisor do IBGE/TO. 

No ano de 2017, 47.500 pessoas eram assalariadas do setor de comércio e reparação de veículos, 16.840 das indústrias de transformação, 11.723 da construção e 10.045 das atividades administrativas e serviços complementares. 

De acordo com o estudo, o segmento que pagava o melhor salário no Estado, em 2017, era o da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Em média os servidores recebiam 2,1 salários-mínimos. Considerando o cenário nacional, o Tocantins ocupa a 9º colocação, ficando à frente de Estados como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Entenda a pesquisa

O estudo analisa alguns aspectos da dinâmica demográfica do segmento formal das empresas brasileiras, em particular, os movimentos de entrada, saída e sobrevivência dessas entidades no mercado, com base nas informações do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE.

O estudo traça um panorama geral dos movimentos demográficos das empresas no mercado, segundo o porte e atividade econômica, bem como sobre a mobilidade segundo o porte, tendo como base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. São disponibilizadas também informações sobre as empresas de alto crescimento e um subconjunto dessas empresas com até 5 anos de idade denominadas "gazelas".

Os resultados da Demografia das Empresas oferecem valiosa contribuição aos órgãos governamentais e às instituições da sociedade civil para o desenvolvimento e o aprofundamento de outros projetos sobre o tema.

Para acessar os dados completos da pesquisa Demografia das Empresas clique no link: (https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/demografia-das-empresas/referencias).