Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais de 182 mil descargas elétricas já foram registradas no Tocantins em outubro, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mesmo ainda sem ter fechado o mês, o número já é 798% maior do que o registrado em setembro. Esta época marca o início do período chuvoso, que acarreta em maior incidência de raios -, chuvas e ventos fortes. 

Para enfrentar o período, a Energisa traçou um rigoroso planejamento com diversas estratégias preventivas e corretivas de melhoria e modernização do sistema elétrico, além de treinamento das equipes. O efetivo da distribuidora de energia aumentou em 15% para garantir o atendimento eficiente e de qualidade à população. Em situações de urgência e emergência, o Plano de Contingência é acionado. Isso é fundamental para garantir uma atuação rápida e segura em casos de queda de árvores, erosões, deslizamento de terras e qualquer outro incidente que afete o fornecimento de energia.  

A Energisa também investe em redes inteligentes, capazes de detectar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, com respostas rápidas aos clientes. Somente na capital, foram investidos mais de R$ 40 milhões na melhoria e ampliação das redes de distribuição e operação desde 2015. No Tocantins, o investimento de 2014 até este ano chega a R$ 1,5 bilhão. “Sempre nos preparamos para o período de chuvas. Durante todo o ano, temos obras de reforço e manutenção de rede e instalação de equipamentos de proteção. Além disso, na realização do nosso plano de manutenção, instalamos para-raios nas redes de distribuição e garantimos a boa condição dos aterramentos. Tudo para garantir a melhor atuação durante esse período de maior atenção”, explica Guilherme Damiance, gerente de Operação da Energisa.

Orientações

É importante todo mundo fazer parte do cuidado e da segurança. Por isso ao perceber chuvas fortes acompanhadas de raios, retire os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada e evite contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras. Evite utilizar telefone com linha durante uma tempestade com raios. Fique longe de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia elétrica, ou de campos abertos. Também não se abrigue embaixo de árvores. Também evite ficar próximo a tomadas, janelas e portas metálicas. Mantenha distância de cabos partidos ou, caso um cabo caia sobre o veículo, não saia do carro. Não é recomendado o uso de chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, entre outros).

Atendimento

Segundo o Inpe, raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Por isso, nesta época, oscilações da rede elétrica, causadas pelo mau tempo, são comuns. O atendimento nos dias de chuva forte prioriza o restabelecimento do serviço em hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas, além dos alimentadores com maior número de clientes.   

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, no número 63 9222-6664.