Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Na celebração do ano passado, 44 comerciantes solicitaram a permissão

Na celebração do ano passado, 44 comerciantes solicitaram a permissão Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Na celebração do ano passado, 44 comerciantes solicitaram a permissão Na celebração do ano passado, 44 comerciantes solicitaram a permissão

Os comerciantes que pretendem trabalhar nas proximidades do Cemitério São Lázaro, durante o Dia de Finados, devem solicitar a permissão até terça-feira, 29. O cadastro é feito na Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), localizada na Rua Humberto de Campos, 508, Bairro São João, das 12 às 18 horas.

O prazo de 72 horas antes do evento é necessário para que a Funamc e o Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe) emitir a licença. O documento necessário não somente para comercialização de alimentos, mas também para flores, velas e qualquer outro produto.

Para o registro, os interessados devem apresentar comprovante de residência, Registro de Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), para montagem do processo na Funamc. Na celebração do ano passado, 44 comerciantes solicitaram a permissão e, neste ano, dois comerciantes já estão cadastrados.

Preparativos

Uma equipe da Secretaria da Infraestrutura está limpando o cemitério municipal e realizando a manutenção dos passeios. Até a data, o local está aberto ao público para que familiares realizem benfeitorias nos túmulos de entes queridos. Serviços como limpeza dos jazigos, retoque na pintura ou troca de placas são de responsabilidade da comunidade.

Significado

A data de homenagens foi instituída pelo Papa Leão IX, no século 13. Uma demonstração de carinho amor, afeto e acalento por aqueles que se foram, já que durante esta data a Igreja Católica se encontra em orações.