A superintendência do Ibama no Tocantins lavrou 5 autos de infração e outros 5 notificações por uso irregular de agrotóxico em 1.143,30 hectares de lavoura nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
Entre as irregularidades, as equipes do Ibama encontraram produtos vencidos e em desacordo com as normas de segurança. O uso de agrotóxicos irregulares é infração e crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 e pode trazer danos irreversíveis a para a saúde pública, além de consequências graves para o meio ambiente, contaminando solo, ar e recursos hídricos.
A situação mais grave foi a constatação da aplicação de produtos com o ingrediente ativo Paraquat por avião. Esse tipo de aplicação é proibido e este produto é extremamente tóxico e persistente no meio ambiente.
Denominada Operação Ceres, em alusão à deusa grega da agricultura, a fiscalização do Ibama é deflagrada anualmente em todo o território nacional a fim de combater o contrabando e a utilização de agrotóxicos não registrados.
Segundo o órgão, o Tocantins é um dos Estados com maior índice de contaminação por agrotóxicos na água e proporcionalmente o terceiro estado com maior número de notificações de contaminação por agrotóxicos. Até o momento a operação evitou que 2.046,80 Kg de agrotóxicos vencidos e irregulares fossem utilizados.
A operação faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e do Plano Nacional de Fiscalização Ambiental de Agrotóxicos. Até o fim do ano será realizada em outros estados da união.