Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Fiscais do Ibama inspecionando agrotóxicos utilizados em lavouras no sudeste do estado

Fiscais do Ibama inspecionando agrotóxicos utilizados em lavouras no sudeste do estado Foto: Divulgação/ Ibama

Foto: Divulgação/ Ibama Fiscais do Ibama inspecionando agrotóxicos utilizados em lavouras no sudeste do estado Fiscais do Ibama inspecionando agrotóxicos utilizados em lavouras no sudeste do estado

A superintendência do Ibama no Tocantins lavrou 5 autos de infração e outros  5 notificações por uso irregular de agrotóxico em 1.143,30 hectares de lavoura nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Entre as irregularidades, as equipes do Ibama encontraram produtos vencidos e em desacordo com as normas de segurança. O uso de agrotóxicos irregulares é infração e crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 e pode trazer danos irreversíveis a para a saúde pública, além de consequências graves para o meio ambiente, contaminando solo, ar e recursos hídricos.

A situação mais grave foi a constatação da aplicação de produtos com o ingrediente ativo Paraquat por avião. Esse tipo de aplicação é proibido e este produto é extremamente tóxico e persistente no meio ambiente.

Denominada Operação Ceres, em alusão à deusa grega da agricultura, a fiscalização do Ibama é deflagrada anualmente em todo o território nacional a fim de combater o contrabando e a utilização de agrotóxicos não registrados.

Segundo o órgão, o Tocantins é um dos Estados com maior índice de contaminação por agrotóxicos na água e proporcionalmente o terceiro estado com maior número de notificações de contaminação por agrotóxicos.  Até o momento a operação evitou que 2.046,80 Kg de agrotóxicos vencidos e irregulares fossem utilizados.

A operação faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e do Plano Nacional de Fiscalização Ambiental de Agrotóxicos. Até o fim do ano será realizada em outros estados da união.