Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Com a chegada das chuvas e devido às variações climatológicas neste período, a Defesa Civil Municipal de Palmas deu início na tarde desta última terça-feira, 29, ao levantamento e marcação das áreas de alagamento e de risco do município.

Com o apoio do corpo operacional de brigadistas, técnicos da Defesa Civil Municipal estarão nas ruas até o final do mês de novembro, durante o período de chuvas, fazendo o mapeamento das áreas de riscos da Capital e a marcação desses pontos de alagamento.

O trabalho de identificação de áreas alagadas e de risco está sendo feito por meio de GPS e depois será demonstrado em mapas e relatórios à gestão, que fará a manutenção dessas áreas de alagamento e prevenção das áreas de riscos.

O mapeamento desses pontos de alagamento alcançará também as rotatórias da Capital, onde ocorre o acúmulo de água. O trabalho será realizado também na região Norte da Capital.

Após a chuva que caiu na Capital, a Defesa Civil Municipal detectou seis pontos de alagamentos nos bairros Belo Vale, Maria Rosa, Córrego do Cipó e Sol Nascente.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, a partir  do momento em que esses pontos de alagamentos forem identificados  a gestão poderá realizar ações preventivas, inclusive para os próximos períodos chuvosos.

“Durante nossas visitas verificamos se há alagamento ou se é um local onde a água passa ou está acumulada e o período que está ali acumulada”, acrescentando que o mapeamento acontecerá também nas rotatórias da Capital.

Ainda de acordo com Maciel, a população pode colaborar com a identificação desses pontos de alagamento ligando para o número da Defesa Civil Municipal: (63) 9 9242-328, que irá acionar equipe para ir até o local e fazer a marcação desses pontos. 

Orientações para dias chuvosos

- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas; 

- Não dirija em áreas inundadas;

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento);

- Desligue aparelhos elétricos e em caso de alagamento dentro de residência desligue o quadro geral de energia;

- Não toque em equipamentos elétricos se estiver descalço ou com os pés molhados;

- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.