Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Inspetores de defesa agropecuária (engenheiros agrônomos) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão participando em Luiz Eduardo Magalhães/BA, do 2º Curso de monitoramento de pragas em culturas de soja, milho e algodão. O evento tem o objetivo de capacitar profissionais para identificar pragas que afetam estas lavouras. O evento teve início nesta quarta-feira, 30 e encerra amanhã, 31. Cerca de 250 pessoas participam do curso.

Segundo o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda, os dois estados possuem uma grande fronteira agrícola e o controle de pragas nesta região produtora de grãos e algodão é essencial para ambos. “Neste curso estamos nos capacitando para o monitoramento de pragas, principalmente nas culturas de soja e algodão e ao mesmo tempo trocando experiências com o Estado da Bahia com o qual fazemos fronteiras, pois o possível surgimento de pragas em qualquer um dos estados coloca em risco o outro,” destacou Alex.

Durante o curso serão debatidos temas como: apresentação de trabalhos científicos sobre pragas na cultura de soja e algodão; pragas na cultura da soja, controles biológicos; pragas na cultura do algodão; legislação fitossanitária da soja e do algodão; influencia da qualidade de fibra do algodão; classificação de soja.