Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Delegados da Polícia Federal, Allan Reis de Almeida (E) e da Polícia Civil, Guilherme Coutinho Delegados da Polícia Federal, Allan Reis de Almeida (E) e da Polícia Civil, Guilherme Coutinho
  • Operação teve a participação da Polícia Civil

Uma ação conjunta realizada pelas polícias Federal e Civil do Tocantins prendeu na manhã desta quinta-feira, 31 em Araguaína, no Norte do Estado, 25 homens suspeitos de integrar uma facção criminosa de renome nacional com forte atuação na região. Denominada “Operação Apocalipse 5º Selo”, a ação policial visou desarticular a organização criminosa responsável por crimes como extorsão mediante sequestro, roubo, homicídio e tráfico de drogas no Estado.

A Operação recebeu este nome de texto extraído do livro do Apocalipse, último da Bíblia Sagrada, que faz alusão à passagem bíblica que narra o quinto ato apocalíptico “o lamento dos mártires”, representando um clamor da sociedade por ações de justiça.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Guilherme Coutinho Torres, as investigações iniciaram em novembro do ano passado, data em que ocorreu um roubo mediante sequestro a uma agência dos Correios ocorrido no município de Itacajá, distante 279 quilômetros de Palmas.

Com isso, a Polícia Federal passou a investigar a atuação criminosa daquele ato. “Em diálogo das duas equipes, identificamos alvos em comum e passamos a atuar de maneira conjunta, no que resultou esta operação policial na manhã desta quinta-feira”, afirmou. Ainda segundo o delegado, os integrantes daquela facção são responsáveis por crimes cometidos na região, como tráfico, homicídios, roubos mediante sequestro, entre outros.

Operação

Aproximadamente 80 policiais federais e civis cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e 28 mandados de prisão preventiva nas cidades de Araguaína e Nova Olinda. Os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Araguaína.

A ação também contou com o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que intensificaram o policiamento ostensivo, realizando abordagens de suspeitos no intuito de garantir a ordem pública no município.  Até o momento, foram presas 25 pessoas, que após os procedimentos cabíveis, serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína.  (Atualizada às 13 h com informações da Ascom SSP)