Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

No Tocantins, a fiscalização da piracema teve início na noite da última sexta-feira,  1º de novembro, com o Grupo de Trabalho (GT), formado por  órgãos  ambientais e de fiscalização que realizou na entrada da ponte Fernando Henrique Cardoso, sentido Palmas - Paraíso, próximo a garagem central de veículos do Estado,  uma blitz de sensibilização e abordagem de veículos. O período da piracema ocorre entre 1º/11/19 a 29/02/20, e o Grupo de Trabalho seguirá com a operação de fiscalização em todo Estado.

Antes da operação o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Carlos Gualberto, reuniu-se com as equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Policiamento Militar Rodoviário Estadual e de Divisas (BPMRED), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e com os fiscais ambientais do Naturatins, na Base de Fiscalização da Praia da Graciosa, ocasião que foi realizado o planejamento logístico da ação.

Também fazem parte do GT, a Marinha do Brasil - Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ibama, a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a  Delegacia Especializada de Repressão  a Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag).

"A proposta do Naturatins é realizar uma fiscalização integrada para coibir a pesca no período da piracema no Tocantins. Estamos seguindo o modelo da Força-Tarefa de fiscalização integrada, quando o Governo do Estado estabeleceu uma fiscalização forte durante o período de seca, no sentido de monitorar e combater os focos de incêndio. Foi uma iniciativa que teve êxito e com a fiscalização integrada queremos impedir a pesca predatória durante a piracema”, disse o diretor.

O primeiro dia da piracema no Tocantins foi marcado com a  primeira  operação com equipes do GT. A ação teve caráter repressivo e educativo, quando as equipes de segurança, abordaram os motoristas que circulavam na ponte que faz a ligação entre Palmas e Paraíso do Tocantins.

Durante a operação foram abordados ônibus, caminhões e veículos de passeio. Os porta-malas foram abertos e verificado se havia alguma irregularidade. A ação teve como proposta mostrar à população a presença firme dos órgãos de controle.

Para o engenheiro civil, Wallson Osni Guetter, as medidas de fiscalização contribuem bastante para conscientizar a população sobre a importância de proteger a fauna aquática dos rios e lagos do Estado. O empresário, Vanduil Júnior, destaca que a operação de fiscalização é necessária, “só teremos um futuro melhor com a conscientização de que temos que preservar. E a piracema está neste contexto”, ressaltou.