Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Representantes dos Órgãos Estaduais de Controle de Agrotóxicos, entre eles, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), estarão reunidos entre os dias 6 e 7, em Florianópolis-SC, debatendo ações para melhorias na fiscalização dos defensivos agrícolas. O resultado final transformará em relatório para suprir um banco nacional de dados com transparência das informações.

Na ocasião, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem, apresentará as atividades que estão sendo desenvolvidas pela instituição em relação a fiscalização nas revendas e nas propriedade rurais. “De janeiro a setembro já cumprimos 75% da meta estabelecida pelo Plano Plurianual, estamos priorizando várias ações sobre o uso correto e recomendado do produto, seu armazenamento, a destinação correta de embalagens vazias, entre outros”, explica.

O Tocantins é o 10º colocado no ranking nacional na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e o 3º lugar nos estados que mais tem evoluído nesse quesito. Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, que também fará parte das discussões, a reunião é de grande importância para o Estado. “A proposta é termos um relatório unificado que vai colaborar muito no direcionamento e planejamento das nossas ações para que sejam mais efetivas”, disse.

Os Agrotóxicos e seus impactos na saúde; Comércio on-line e físico de agrotóxicos; Receituário agronômico e fiscalização do uso, estão entre os diversos temas que serão abordados no encontro.

O evento, que é uma organização da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, contará também com a participação dos membros do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).