Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), sediará, pela primeira vez, a reunião com a coordenação nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O evento reunirá os representantes das coordenações do programa de 23 estados da Federação, e ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, quarta e quinta, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa.

Nesta quarta, 6, a partir das 9h, o encontro será conduzido pelo coordenador nacional do PAB, Fabrício Magalhães, que, na ocasião, apresentará novo formulário de cadastro das coordenações estaduais, estudo sobre repetição da participação em feiras, resultados do Salão de São Paulo, novo modelo de edital, debate sobre as feiras a serem apoiadas pelo PAB em 2020, informações e deliberações sobre o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e carteira nacional do artesão, parcerias, além da realização de grupo de trabalho troca e experiências  para discutir assuntos relacionados ao artesanato brasileiro,  dentre outros.

Na quinta, 7, os participantes irão realizar visita técnica à Casa do Artesão de Taquaruçu e à entidade Clube de Artesanato Cataquara, também no distrito. A organização do evento está a cargo da Gerência de Fomento e Promoção da Cultura.

Segundo superintende de Cultura, Álvaro Junior, essa é a primeira vez que a reunião acontecerá fora de Brasília, sendo essa iniciativa articulada pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc. “Sugerimos no último encontro, em Brasília, que as próximas reuniões acontecessem nos estados, para que houvesse maior interação entre as coordenações, e ao mesmo tempo, divulgar para os participantes as riquezas culturais de cada região do País”, considerou.

Participantes

Coordenador Nacional do PAB, Coordenadores Nacionais, Superintendência de Cultura e Gerência de Fomento e Promoção da Cultura da Adetuc.

PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é gerenciado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio da Secretariaria Especial de Micro e Pequenas Empresas, e tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado do setor artesanal e valorizar o artesão, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, atuando na articulação de políticas públicas para o setor.

A base do Programa é o desenvolvimento de políticas públicas de forma integrada com os diversos atores do setor, em especial com a colaboração dos Estados e do Distrito Federal.