Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participam na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Capitão Poço/PA, da Jornada Técnica da Região Norte do Brasil, onde estão discutindo ações de prevenção, diagnóstico e manejo de pragas dos citros induzidas por bactérias. O evento teve início nesta terça-feira, 12 e segue até esta quarta-feira, 13.
A Jornada Técnica faz parte do projeto denominado Citribac do Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento harmônico de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
Na jornada, os representantes dos estados da região norte estão debatendo as pragas induzidas por bactérias, sendo elas: Huanglongbing dos Citros (HLB ou Greenning), Cancro Cítrico e Clorose variegada dos Citros (CVC). O especialista em citros, Dr. Franklin Behlau, apresentou um diagnostico sobre estas pragas, destacando sua importância, sintomatologia e manejo. Na quarta-feira, 13, haverá uma visita de campo numa unidade produtora de citros.
Na manhã desta terça-feira, 12, a Adapec apresentou no evento, um panorama da citricultura no Estado. “Temos produção de citros ainda em pequena escala no Estado, mais é uma cultura que tende a crescer, principalmente nos projetos de irrigação existentes, por isso, estamos aqui debatendo com os demais estados, ações de controle dessas pragas,” destacou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.