Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Nos dias 23 e 24 de novembro vai acontecer o Torneio 3x3 de Basquete, em Palmas/TO. O evento tem como foco social alertar e combater o trabalho infantil e tem o apoio da Energisa. A empresa é incentivadora do campeonato pelo segundo ano consecutivo. 

“O esporte é o maior meio de inclusão social do mundo. Se utilizarmos nas áreas mais carentes, a gente consegue oferecer mais essa atividade para criança, combatendo diretamente o trabalho infantil”, explica Rafael Sulino, presidente da Federação Tocantinense de Basquete (FTB). 

Para os atletas, o torneio já faz parte do calendário oficial esportivo do Estado. “É a chance de colocarmos em prática tudo o que foi treinado. É ainda melhor com o incentivo, já que hoje em dia é tão difícil ter um campeonato tão organizado, bem estruturado, com arbitragem de qualidade, num nível desses. Jogar basquete no país do futebol é uma coisa complicada, mas o nosso basquete está evoluindo”, afirma o atleta Paulo Henrique Soares, de 17 anos. 

A Energisa também é apoiadora da Associação Gurupiense dos Amigos Basquetebol (AGAB), desde 2017. Para Alankardek Moreira, diretor de Relações Institucionais, incentivar a prática esportiva é oportunizar a inclusão social a crianças e jovens tocantinenses. “O esporte é um agente transformador, com grande potencial de inclusão na sociedade. Por isso é tão importante investir e acreditar nessas inciativas. É dando as mãos que conseguimos construir um lugar melhor para a nossa gente, sem trabalho infantil”, destaca Alankardek. 

Equipes

Cada equipe será formada com quatro atletas devidamente uniformizados. Serão seis categorias masculinas e femininas: Sub-13, Sub-15, Sub-17, Adulto; Master (mais de 35 anos) e basquete sobre cadeira de rodas. O torneio será no Colégio São Francisco.