Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Fabrício Mendonça

Pensando no consumidor, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza a Operação Black Friday de Qualidade. A ação acontece em Palmas, de 19 a 22 de novembro de 2019, executada pela área de Qualidade da AEM, com a verificação dos requisitos legais em mercadorias eletrônicas e eletroportáteis como chapinhas, barbeadores, secador de cabelo, fritadeira elétrica, liquidificador, panelas elétricas, batedeiras, aparelhos de televisão, entre outros.

Durante o período da Operação Black Friday de Qualidade, os técnicos da Metrologia Estadual irão visitar cerca de quinze estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas para verificar se os produtos a serem comercializados nas promoções de Black Friday possuem o Selo de Identificação da Conformidade e se atendem os requisitos legais do Inmetro.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, a Operação Black Friday de Qualidade é uma ação que demonstra o comprometimento do Governo do Estado, por meio da Metrologia Legal, com as relações de consumo e, principalmente, com a segurança para o consumidor. “A AEM atua sempre visando a concorrência leal e a qualidade dos produtos que estão disponíveis para comercialização. Enquanto órgão ligado ao Sistema de Defesa do Consumidor, temos trabalhado no sentido de orientar a sociedade e fomentar a constante busca para aprimorar a qualidade”, destaca o presidente.

A importância do Selo Inmetro

Todos os produtos fabricados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. Isso significa menor probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança dos usuários.

Assim, tudo o que o consumidor compra e que possui a certificação, é um produto que merece confiança, podendo ser adquirido com a certeza de que segue os regulamentos e a legislação e que oferecem segurança no seu uso, desde que, evidentemente, sejam utilizados dentro de suas aplicações e com os cuidados necessários. 

Embalagem também é propaganda

Os rótulos, embalagens e etiquetas também são propagandas e não podem ser enganosos. Ao certificar um produto, o Inmetro se torna responsável por assegurar que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens da mercadoria pode ser visto como verdade. Isso quer dizer que a empresa fabricante se compromete com todas as informações, desde a quantidade que comporta, a energia que utiliza, os riscos à saúde, entre outros.

A garantia é a Nota Fiscal

A Agência de Metrologia orienta a todos os consumidores que busquem priorizar as compras de mercadorias em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas formais e que forneçam a nota fiscal do produto.

“Além de contar com a certificação Inmetro, é importante que o consumidor procure pontos de venda legalmente estabelecidos e exija a nota fiscal, pois caso haja alguma desconformidade é através da nota que é possível o rastreamento dos dados do fabricante e do produto para as providências devidas”, destaca Rérison, presidente da Agência de Metrologia.