Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Policiais Civis da Central de Atendimento da Polícia Civil da região central de Palmas/TO efetuaram, na manhã desta quinta-feira, 21, cumprimento a dois mandados de prisão preventiva oriundos da Comarca de Paranaíba/PI, em desfavor de um indivíduo de iniciais M.D.F, de 57 anos de idade. Ele é suspeito pela prática dos crimes de estelionato, uso de documento falso, furto qualificado e destruição de documento público, no Estado vizinho e foi capturado por policiais militares quando se encontrava no estacionamento de uma clínica no centro da Capital.

De acordo com o delegado Ricardo Real, titular da 1ª Delegacia de Palmas por volta das 10h30 desta manhã, M.D.F tentou furtar uma camionete no estacionamento da unidade de saúde utilizando um instrumento popularmente conhecido como “Chapolim”, que impede o travamento das portas de veículos a fim de que o suspeito possa subtrair pertences do interior do mesmo.

Após ser detido por populares, que perceberam o crime e acionaram a Polícia Militar, o indivíduo foi conduzido até a Central de Atendimento da Polícia Civil, onde os policiais civis efetuaram levantamentos sobre a vida pregressa do homem e descobriam que ele possuía dois mandados de prisão em aberto, provenientes da Comarca de Parnaíba/PI, pelos crimes acima mencionados. Desse modo, a delegada plantonista Jacqueline Guimarães deu cumprimento às ordens judiciais.

Cartões bancários

Segundo o delegado Ricardo Real, no decorrer dos trabalhos policiais, foi possível levantar ainda que M.D.F é investigado em pelo menos seis procedimentos policiais na 1ª DPC, mais precisamente pelo uso de cartões de vítimas que eram furtados de dentro dos automóveis. “Desde o mês de outubro, já vínhamos investigando a conduta desse indivíduo, pois há fortes indícios de que ele se utilizava desse dispositivo chamado Chapolim para bloquear o travamento das portas dos carros a fim de subtrair bolsas, carteiras e assim, roubar, sobretudo, cartões de crédito, com os quais ele efetuava vários saques nas contas das vítimas”, disse o delegado.

Pelo menos, seis pessoas compareceram até a 1ª Delegacia e relataram que foram vítimas do golpe após terem seus cartões bancários furtados de dentro de seus veículos. “Por meio das investigações, fomos capazes de constatar que o indivíduo chegava a furtar sempre dois ou mais cartões bancários e para não ser descoberto, transferia dinheiro de uma conta para outra e depois efetuava o saque”, frisou o delegado.

Também há indícios de que ultimamente, M.D.F havia se especializado no furto de veículos com o uso do chapolim. No entanto, ele também é suspeito de furtar carros com destruição de obstáculos quando quebrava vidros para roubar os pertences do interior dos carros.

Desse modo, após a realização das providências legais cabíveis, o homem foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Parnaíba.

O delegado Ricardo Real também informou que as investigações foram intensificadas no sentido de descobrir de que maneira M.D.F conseguia as senhas das vítimas para poder utilizar os cartões bancários. Por fim, o delegado fez um alerta a toda a população quanto aos cuidados que devem ser tomados no sentido de proteger seus veículos e demais pertences.

“É muito importante que ao sair do veículo, o cidadão, após o acionamento do alarme e as travas, confira a maçaneta para se certifique que de fato o veículo está travado e, dessa forma, evite maiores dissabores. Também vale a pena ao sair do veículo, checar ao redor se não há pessoas em atitudes suspeitas, uma vez que o mecanismo chapolim, é acionado a uma certa proximidade do carro”, frisou o delegado.