Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A semana será repleta de homenagens aos doadores de sangue tocantinenses. Na manhã desta segunda-feira, 25, a festa iniciou no Hemocentro Coordenador de Palmas, com um café da manhã com música. Em Gurupi os doadores estão sendo recebidos com café da manhã além de terem participado de um almoço em sua homenagem no sábado, 23. Em Araguaína, haverá um a coleta programada na Defensoria Pública do Estado, no dia 29, e café da manhã no dia 30 na sede do Hemocentro.  Os demais locais de doação estarão com programações próprias.

Os primeiros doadores desta segunda, 25, em Palmas foram os jovens do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista. Josiel Pereira da Silva, representante do Grupo dos Desbravadores e doador de sangue há 20 anos, disse que a intenção foi a de dar bons exemplos para as crianças e jovens, com ações que tirem eles das ruas com atividades físicas e mentais educativas, e a doação de sangue é tema das dessas atividades com o grupo. “Sou doador desde os 18 anos e sempre incentivo todos eles a serem doadores de sangue, a doar sangue, doar vida e salvar muitas, precisamos ser exemplo para mobilizar as pessoas”, enfatizou Josiel.

O jovem Igor Weroalbty, da Igreja Adventista doou sangue pela primeira vez, para ele doar sangue é um ato de amor. “Deus nos deu o dom da vida para ajudar o próximo, e estamos aqui para isso, quero ser doador por muito tempo”, declarou.  A Igreja Adventista é parceira do Hemocentro Coordenador de Palmas já algum tempo, atualmente trabalham com o Projeto Vida para Vidas, para incentivar a doação de sangue junto aos jovens, só do grupo desbravadores, são cerca de dois mil possíveis doadores de sangue.

Para Robéria Fernandes, responsável pelo setor de captação de doadores, as parceiras são o grande sucesso do Hemocentro, “com elas estamos garantindo nossos estoques de sangue, agradecemos a todos que durante o ano realizam doações, temos diversos grupos parceiros como a Igreja Adventista, o Grupo de Carros Antigos e outros, todos são bem vindos e são chamados para realizar doação”.

Coletas Programadas

Nesta terça-feira, 26, a Unidade Móvel de coleta de Sangue do Hemocentro de Palmas estará no 22º Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro, a partir das 9h. Já na quarta-feira, 9h, a equipe de Captação do Hemocentro Coordenador de Palmas realiza uma blitz educativa na Avenida JK para conscientização de novos doadores de sangue.

Dados

O Tocantins possui uma média anual de doadores de sangue de 33.249 candidatos a doadores, sendo 1,52% da população, levando em consideração que a população é de 1.555.229 habitantes (IBGE), percentual que está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estipula que o percentual varie de 1 a 3% da população.

A Hemorrede

A Hemorrede Tocantins é composta pelo Hemocentro Coordenador de Palmas, Hemocentro Regional de Araguaína, Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Unidade de Coleta de Palmas. A Hemorrede também é responsável por 13 Agências Transfusionais Estaduais e três Municipais.